Cow Print Pointer, auto -->

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Conversa de elevador ou SMALL TALK



Olá pessoas, tudo bem?
E será que chove?
Não.
Não é sobre a chuva que eu quero falar convosco. Mas é justamente a respeito do "será que chove?" quero falar para vocês a respeito de uma das coisas que eu mais odeio na minha vida e muitas vezes isso foi usado para me rotularem de anti social por amigos, conhecidos. Mas estou aqui para minha defesa e não, não sou uma pessoa anti social muito pelo contrário, eu sou uma grande "fã" das relações sociais FUNCIONAIS e dos protocolos sociais FUNCIONAIS.


E hoje vamos falar a respeito do SMALL TALK ou conversa de elevador. Sabes quando uma pessoa entra num elevador junto contigo e ela sabe que ela vai passar os próximos 20 segundos confinada naquele cubículo contigo. Ela sente-se na obrigação de dizer alguma coisa, muitos vocês fazem isso, eu sei, eu sei que são praticantes do SMALL TALK. E eu entendo porquê, muitas vezes as pessoas que são tímidas pegam na 1º coisa que vem na cabeça delas quando elas sentem a necessidade de interagir com alguém.


Mas a primeira coisa que temos que interagir com as outras o tempo todo? Ou será que é muito mais saudável interagires quando as pessoas tem algum interesse em interagir contigo e vice versa.
O Small Talk é algo que leva de nada a lugar nenhum. A pessoa entra no elevador contigo, olha para ti, sente aquela obrigação, aquela necessidade de dizer algo " Tá calor hoje né? Será que chove? ". O que interessa se chove ou não ? Será que essa pessoa está realmente interessada em saber a respeito da tua opinião sobre a chuva.

E normalmente também isso vem em forma de pergunta, cuja as respostas já se sabe, o exemplo mais típico é: está a chover e vais sair do teu prédio a pessoa VIU que vais sair mesmo que esteja a chover e ela pergunta " vais sair com esta chuva?" NÃOOO, vou esperar pela próxima chuva... É óbvio que vou sair. Mas muitas vezes as pessoas têm esta necessidade de falar algo.


Se queres abordar uma pessoa não faças uma pergunta a respeito de algo que não te interessa de verdade. Será que estás realmente preocupado(a) com a opinião da pessoa a respeito do clima?


Sem comentários:

Enviar um comentário